Medição Individualizada

17 de Agosto de 2012

 

ESCLARECIMENTOS

O texto a seguir contempla as informações básicas da medição individualizada.
Informações completas e mais detalhadas sobre o assunto deverão ser
solicitadas em qualquer agência de atendimento da COPASA.

Premissas Básicas

  • A medição individualizada pode ser implantada em condomínios novos e antigos.

  • As instalações prediais de água dos imóveis (unidades usuárias) serão projetadas e instaladas por conta e a expensas do condomínio.

  • Os condomínios podem pertencer a qualquer categoria de uso: residencial, social, comercial, industrial, pública ou mista.

  • Nenhum condomínio é obrigado a implantar a medição individualizada, entretanto, uma vez aprovada pelo mesmo, esta se aplicará obrigatoriamente a todas unidades usuárias (apartamentos, salas, lojas etc.).

  • Poderão aderir à medição individualizada exclusivamente os condomínios que estejam em dia com a COPASA.

  • A medição individualizada somente será aplicada à água fornecida pelo sistema público de abastecimento de água.

Projeto da medição individualizada

  • A concepção do projeto hidráulico predial é de total responsabilidade do condomínio. Não compete à COPASA a análise do projeto.
  • As normas NBR 5626 e NBR 7198 devem ser observadas para a realização dos projetos de água fria e quente, respectivamente.
  • A COPASA garante o abastecimento de água até 10 metros de coluna de água, que corresponde a uma edificação de até 10 metros de altura, aferida a partir do nível da rua.
  • O projeto deve assegurar:
  • A preservação da qualidade da água e o conforto dos usuários, incluindo-se a redução do nível de ruído;

  • A garantia do fornecimento de água de forma contínua, em quantidade suficiente, com pressões adequadas ao perfeito funcionamento das peças e do sistema de tubulações. A COPASA não se responsabiliza pela redução da pressão da água nas unidades decorrente da implantação da medição individualizada no condomínio.

  • Recomendações ao condomínio interessado em instalar a medição individualizada:
  • Pesquisar empresas/profissionais idôneos que tenham experiência reconhecida tanto na elaboração quanto na execução do projeto da medição individualizada. O projetista deve ser registrado no CREA;

  • Visitar imóveis com medição individualizada projetada e executada pelas empresas/profissionais pesquisados..


Tipos de leitura dos hidrômetros

A cada condomínio corresponderá somente um tipo de leitura, visual ou remota.

Leitura visual: A leitura será feita pela COPASA de forma visual no hidrômetro principal, instalado próximo à testada do lote, e nos hidrômetros individuais relativos a todas as unidades usuárias e instalados no mesmo nível da rua.

Leitura remota: A leitura dos hidrômetros principal e individuais, dotados de sensores de saída pulsada, será feita pela COPASA de forma remota na Central de Coleta e Armazenamento de Dados instalada no mesmo nível da rua.  O hidrômetro principal será instalado próximo à testada do lote e os hidrômetros individuais poderão ser instalados nos pavimentos correspondentes às unidades usuárias ou no mesmo nível da rua.


Pré-requisito a ser observado para qualquer tipo de leitura

    Acesso / localização dos hidrômetros

    O acesso a todos os hidrômetros deverá ser permanentemente garantido à COPASA, ou seja, os hidrômetros não podem ser instalados dentro das unidades usuárias (apartamentos, salas, lojas) ou em recintos que tenham ou venham a ter o acesso restringido por meio de qualquer tipo de obstáculo físico ou tecnológico, tais como travas, trancas, chaves, cartões magnéticos, comandos remotos etc

    Atenção: essa localização é importante e constitui fator decisivo para aprovação, pela COPASA, das instalações para a medição individualizada. Áreas de acesso restrito, como hall de elevador, que podem ser trancadas pelo morador do andar, não serão aceitas. Edifícios nessa situação podem utilizar a área das escadas correspondentes aos andares de cada unidade para a instalação dos hidrômetros.

    A garantia de acesso e localização aqui estabelecida se aplica também à Central de Coleta e Armazenamento de Dados, se houver.

    Como a Medição Individualizada funciona

    Hidrômetros

    • Para cada condomínio deverá ser instalado um hidrômetro principal, coletivo, e os hidrômetros individuais correspondentes à quantidade de unidades usuárias (apartamentos, lojas, salas) existentes.

    • Os hidrômetros serão instalados pela COPASA. Estes aparelhos são de propriedade da concessionária que é também a responsável por sua manutenção e substituição.

    • A responsabilidade da COPASA em relação à manutenção das peças e tubulações de água do condomínio restringe-se exclusivamente aos hidrômetros individuais instalados por esta para as unidades usuárias existentes. Portanto, qualquer problema nas instalações internas, a exemplo de vazamentos de água, é de responsabilidade do condomínio e/ou dos condôminos.

    Emissão das contas

    A COPASA emitirá uma conta para cada unidade do condomínio. Não será emitida conta referente ao volume de água gasto nas áreas comuns. Este volume será rateado entre as unidades.

    Caso seja necessário, o condomínio poderá solicitar um demonstrativo do volume consumido nas suas áreas comuns e nas unidades existentes.

    Medição do volume consumido

    A COPASA executará a leitura em todos os hidrômetros individuais por ela instalados e no hidrômetro principal do condomínio.

    • Apuração do volume consumido em cada unidade do condomínio: será obtida pela leitura feita em cada hidrômetro individual instalado..

    • Apuração do volume consumido nas áreas comuns do condomínio: será obtida pela diferença entre a leitura do hidrômetro principal e o somatório das leituras dos hidrômetros individuais..

    Volume faturado por unidade

    O volume faturado a ser cobrado na conta de cada unidade corresponderá ao:

    Volume consumido na unidade  + 
    rateio do volume consumido nas áreas comuns (*),
    respeitado o volume mínimo faturado (**)

    (*) O volume consumido nas áreas comuns será dividido igualmente para todas as unidades.
    (**) Será cobrado o volume mínimo  de cada unidade.

    Cobrança de débitos

    • Com a Medição Individualizada, cada unidade torna-se responsável pelo pagamento das contas recebidas. Na falta de pagamento das contas, o corte do abastecimento de água será feito pela COPASA no padrão de água da unidade em débito.

    • As infrações cometidas contra o patrimônio da COPASA serão rateadas por todas as unidades do edifício, exceto aquelas que, comprovadamente, se refiram à unidade(s) específica(s).

    Passo a passo para a implantação da Medição Individualizada

    Atenção: o fluxo a seguir refere-se exclusivamente aos condomínios habitados. O fluxo referente aos condomínios em construção, inclusive o relativo ao Programa Minha Casa Minha Vida fazem parte do conjunto de informações completas e mais detalhadas disponíveis nas Agências de Atendimento da COPASA.

    1- O síndico do condomínio obtém da COPASA, informações sobre a Medição Individualizada.

    2- A COPASA realiza visita básica no condomínio, agendada previamente com o síndico, visando à avaliação in loco das características do imóvel bem como ao repasse dos esclarecimentos das eventuais dúvidas em relação às informações já disponibilizadas.

    3- O síndico convoca a Assembleia Geral Extraordinária visando aprovar a Medição Individualizada. A Ata da Assembleia Geral Extraordinária deverá ser aprovada, em todos os seus termos, pelo quorum previsto no Estatuto do Condomínio.

    4- Realizada a Assembleia e colhidas as assinaturas dos participantes na respectiva Ata, o Síndico e os proprietários assinam, em seguida, o Termo de Adesão.

    No Termo de Adesão deverão constar as assinaturas de todos os proprietários, inclusive dos que não participaram da Assembleia Geral Extraordinária. Faculta-se aos proprietários, contudo, fazerem-se representar pelo síndico, mediante instrumentos de Procuração com poderes específicos, e com firmas reconhecidas em Cartório.

    5- O síndico comparece à agência de atendimento da COPASA com os seguintes documentos:

    tabela

    6- O atendente da COPASA recebe e confere a documentação.

    7- O condomínio contrata empresa para elaboração do projeto considerando as exigências da COPASA.

    8- O condomínio contrata a empresa para execução das obras conforme projeto.

    9- O condomínio adquire as peças para a montagem dos padrões e, se for o caso de implantação da leitura remota dos hidrômetros, adquire ainda a Central de Coleta e Armazenamento de Dados, peças, acessórios e cabeamento necessários.

    10- Após a obra do primeiro nicho de padrão individual e antes da montagem dos demais padrões individuais, ou antes da montagem do padrão múltiplo, se for o caso, o síndico solicita vistoria da COPASA que visa:

    • Comprovar se os requisitos exigidos para o projeto estão sendo executados;

    • Verificar se as peças adquiridas estão de acordo com as normas da COPASA e se podem ser instaladas.

    No dia da vistoria, o síndico deverá entregar à equipe responsável o formulário “Relação dos hidrômetros a serem instalados pela COPASA” devidamente preenchido pelo projetista.

    11- Após o término das instalações, o síndico solicita à COPASA nova vistoria, visando verificar se todos os padrões e equipamentos/dispositivos relativos à leitura remota, se for o caso, foram instalados conforme instruções.

    Pré-requisito para execução dessa vistoria: o condomínio deve estar em dia com a COPASA.

    12- Após vistoria e aprovação de todos os padrões, a COPASA executa a instalação dos hidrômetros.

    13- O síndico do condomínio com leitura remota, após a hidrometração, solicita que a empresa fornecedora da Central de Coleta e Armazenamento de Dados inclua nesse equipamento os dados dos hidrômetros. Essa atividade será acompanhada pela COPASA em data agendada previamente entre as partes por iniciativa do síndico.

    14- A COPASA desativa a medição única com conta única e ativa a medição individualizada.

    As minutas da documentação exigida do condomínio, os projetos dos padrões, bem como as especificações necessárias encontram-se à disposição dos interessados nas Agências de Atendimento da COPASA.

    fonte: http://www.copasa.com.br

            Fornecedores em Belo Horizonte e Região:

            http://hidrosanbh.com.br/

            http://www.sanconex.com.br

            http://compactaind.com.br/

            Deixe uma Resposta

            Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

            Logótipo da WordPress.com

            Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

            Imagem do Twitter

            Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

            Facebook photo

            Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

            Google+ photo

            Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

            Connecting to %s

            %d bloggers like this: