HIDROSSANITÁRIO OU HIDRO-SANITÁRIO?ANTEPROJETO OU ANTE-PROJETO? QUAL A GRAFIA CORRETA?

27 de Setembro de 2011

As regras ortográficas de nossa língua portuguesa sofreram mudanças importantes após o Novo Acordo da Língua Portuguesa, promulgado pelo Decreto nº 6.583, de 29 de Setembro de 2008. Segundo este novo Acordo, nas formações em que o prefixo* ou falso prefixo** termina em vogal e o segundo termo inicia-se em R ou S, deverão ser duplicadas as consoantes.Assim, para os prefixos terminados com a vogal O (micro, hidro, por exemplo), se o segundo elemento começa com a consoante R ou S, deve-se retirar o hífen e dobrar a consoante: antirreligioso, contrarregra, infrassom, microssistema, minissaia, hidrossanitário, etc.Portanto, não se deve usar o hífen após os elementos “hidro, socio, micro, macro, multi, mini, mega e tele”. Estes elementos sempre se juntam sem hífen à palavra agregada. Se esta começar com “r” ou com “s”, teremos “rr” ou “ss”. Concluímos assim,  que a palavra HIDROSSANITÁRIO deverá ser escrita de forma aglutinada. Aliás, todas as palavras formadas com o elemento hidro, que exprime a idéia de água, se grafam sem hífen.Senão, vejamos:

HIDRO (Falso Prefixo terminado em Vogal)     +  SANITÁRIO Consoante S (deverá ser dobrada) = HIDROSSANITÁRIO

Outra regra imposta pelo novo Acordo, determina que não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de R ou S.É o caso da palavra ANTEPROJETO, que deverá ser escrita sem hífen.Neste caso, a consoante não será dobrada, mas deverá se juntar ao prefixo.Observe:

ANTE (Prefixo terminado em Vogal)    +     PROJETO ( Consoante diferente de R e S)  = ANTEPROJETO

Em suma, o novo Acordo Ortográfico trouxe inúmeras modificações em nossa língua portuguesa.No entanto, não se preocupe: tais modificações estão ainda passando pelo período de transição, que se iniciou em 1o de janeiro de 2009 e somente passará a ser obrigatório a partir de 31 de dezembro de 2012.

*  Prefixo: elemento que se afixa, que se junta a um vocábulo para que juntos tenham um significado. Logo, o prefixo isolado pode até possuir um significado, mas sua função é de se aglutinar com uma palavra e com ela formar um todo. Ex.: ante, infra, arqui, etc.

** Falsos prefixos: se posicionam antes da palavra e se juntam as mesmas e com elas formam um novo significado.Possuem por si só seu próprio radical e, portanto, seu próprio sentido. Logo, mesmo quando não está agrupado com uma palavra, tem seu significado. Ex.: Auto, Hidro, Pseudo, Semi (metade).

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. In: Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/media/O%20Acordo%20Ortogr%C3%A1fico%20da%20L%C3%ADngua%20Portuguesa_anexoI%20e%20II.pdf>. Acesso em: 27 de Setembro de 2011.

BRASÍLIA. Decreto nº 6.583, de 29 de Setembro de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6583.htm>. Acesso em: 27 de Setembro de 2011.

Colaboradora: Advogada Mariana Lopes – tel: (31)3661-3837 – Especialista em Direito Ambiental

About these ads

Uma resposta para “HIDROSSANITÁRIO OU HIDRO-SANITÁRIO?ANTEPROJETO OU ANTE-PROJETO? QUAL A GRAFIA CORRETA?”

  1. Ramon disse

    E pre-projeto como seria?

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: